MUSAL reinaugura a sala “Esquadrilha da Fumaça”

"Até o fim da vida, ele deixava de fazer tudo para poder voar. Disse o irmão do Cel. Braga"

A sala “Esquadrilha da Fumaça” foi reinaugurada na manhã desta quinta-feira, dia 23 de março, no Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro. O Comandante do MUSAL, Brigadeiro do Ar Reformado Márcio Bhering Cardoso, reabriu a sala com a presença de vários militares e civis, dentre eles, a equipe de museologia, responsável pelo projeto museográfico do local, e dois integrantes da Esquadrilha da Fumaça.

Com grande satisfação, o Brigadeiro do Ar Bhering contou um pouco da história da Fumaça que está completando 65 anos em 14 de maio deste ano, ressaltou que a sala foi inaugurada, no passado, em 20 de maio de 1998, no 37º aniversário do Esquadrão, e também relembrou seus tempos de jovem quando assistia aos voos do saudoso Coronel Antônio Arthur Braga no Rio de Janeiro. O Coronel Braga fez parte da Esquadrilha por 17 anos, sendo doze como Comandante. “Existe este espaço dedicado ao Coronel Braga na sala da Esquadrilha devido ao seu legado de amor e dedicação abnegada pela aviação e pela Fumaça, além de ter sido o piloto que mais voou o avião T-6 no mundo. Por isso, a primeira aeronave utilizada pela Esquadrilha está presente em nosso espaço para que o público possa compreender melhor a história da Fumaça e como surgiu o Esquadrão na década de 1950”.

Muito feliz, o irmão do Coronel Braga, José Gabriel Braga, esteve presente na reinauguração da sala e falou emocionado: “o espaço ficou melhor do que eu podia esperar. Meu irmão merecia uma homenagem desse tipo por ser uma pessoa tão dedicada ao voo acrobático. Até o fim da vida, ele deixava de fazer tudo para poder voar. Essa sala veio como merecimento e está extremamente bonita e interessante para as visitas”.

A chefe da Divisão de Museologia do MUSAL, Tenente-Coronel Vilma Santos, apresentou alguns detalhes curiosos da sala. “A parte alta foi explorada para que o visitante possa olhar para cima, assim como ele também olha para cima quando assiste a alguma demonstração da Fumaça. Inclusive, este espaço contém os desenhos de algumas das acrobacias da Esquadrilha. As cores pintadas nas paredes seguem as mesmas do emblema da Fumaça para estabelecer uma conexão com o T-6 presente na sala”.
A sala “Esquadrilha da Fumaça” pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 15h. E aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 16h. Visitação agendada apenas para grupos de terça a sexta-feira. A entrada é gratuita. Mais informações no site da instituição: www.fab.mil.br/musal.

Fonte: EDA
Fotos: Sargento Fonseca (MUSAL)

Comentários

Postagens mais visitadas